Fraport já planeja a 2ª expansão do terminal
Empresa alemã que assumirá o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, pelos próximos 30 anos a partir desta sexta-feira (28), a Fraport AG iniciará as primeiras obras no terminal cearense em janeiro de 2018. De olho na melhoria da infraestrutura, produtos e serviços do equipamento, a companhia já está pensando bem à frente e planeja uma nova expansão após os primeiros quatro anos de administração.
O contrato de concessão da Fraport com o governo federal prevê que as obras de ampliação do Aeroporto de Fortaleza, paralisadas desde maio de 2014, sejam retomadas pela empresa no início do próximo ano. A primeira fase dos serviços deverá ser concluída até 2020, e a segunda etapa até 2022.
"Após esses quatro anos iniciais, uma nova expansão está prevista, mas isso vai depender muito da demanda de voos e de passageiros", revela uma fonte a par das negociações feitas pela empresa, que preferiu não se identificar
Financiamento
De acordo com a fonte, na obtenção do financiamento a ser obtido pela Fraport para as execuções no Aeroporto Pinto Martins tem se destacado o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Em abril deste ano, o presidente do BNB, Marcos Holanda, demonstrou o interesse da instituição em financiar as obras da Fraport em Fortaleza. O banco também se dispôs a oferecer crédito à empresa francesa Vinci, concessionária do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
Desde então, Holanda vem se reunindo e mantendo contato com representantes do BTG Pactual, banco que é o assessor financeiro da Fraport, tanto para as obras do Aeroporto de Fortaleza quanto para os serviços do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, também concedido à companhia alemã. A expectativa do BNB é que o contrato de financiamento seja assinado com a Fraport até o fim deste ano. Quanto ao capital necessário à empresa alemã, o valor ainda não foi definido, mas estima-se que gire em torno de R$ 700 milhões.
A reportagem procurou o BNB para saber como estão as negociações e a Instituição informou que as tratativas continuam, mas em caráter de confidencialidade.
Atratividade
Segundo a fonte consultada pela reportagem, as negociações com o BNB continuam, destacando que a instituição é uma opção de financiamento muito atrativa, pois oferece boas condições de pagamento a longo prazo, algo fundamental para a Fraport.
A fonte ressalta que a instituição financeira oferece prazos longos, de 20 anos. E o Banco também dispõe de taxa fixa de juros, um diferencial importante, tendo em vista que as taxas no Brasil costumam ser muito voláteis. Os recursos que podem ser disponibilizados pelo BNB à Fraport são ligados ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Embora a Fraport esteja interessada em apenas um agente financiador, a fonte acrescenta que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode ser outra fonte financiadora. A reportagem também perguntou ao BNDES sobre possíveis negociações, mas a empresa não respondeu até o fim desta edição.
Valores
Além de BNB e BNDES, há ainda a possibilidade da concessão de crédito por meio de debêntures e bancos estrangeiros. O financiamento deve será fechado o mais rápido possível, porque as obras se iniciam em janeiro de 2018. Os primeiros investimentos a serem feitos no Aeroporto de Fortaleza vão ser a expansão da pista e do terminal de passageiros. O valor de R$ 700 milhões mencionado equivale a maios ou menos uns 50% do total previsto para o investimento a ser feito pela Fraport, que é R$ 1,5 bilhão. O restante dos aportes será feito com capital próprio da administradora de aeroportos alemã.
Embora esteja previsto investimento de R$ 1,5 bilhão no Aeroporto de Fortaleza nos próximos quatro anos, executivos da Fraport, em visita realizada à Capital cearense em abril deste ano, anunciaram que a empresa pretende aplicar de R$ 1,7 bilhão a R$ 2 bilhões.
Fonte: Diário do Nordeste em 27.07.17