VIDA Br é a nova sócia da CBPCE
A VIDA BR, vestuário sustentável utiliza materiais recicláveis para produzir suas roupas, trabalha motivos de natureza e busca conscientizar as pessoas sobre temas socioambientais, principalmente os relacionados a escassez hídrica do semiárido nordestino.
Os Cartões de visitas são uma ação de marketing a parte, produzidos em papéis, que plantados fazem germinar sementes de verduras e legumes em seu interior. Parte dos ganhos da empresa são destinados à populações de regiões secas, principalmente no município de Milhã, interior do Ceará.
A história da empresa começou quando o semiárido cearense enfrentou a pior seca dos últimos 50 anos, em 2012, o publicitário Rafael Studart resolveu fazer algo para amenizar a fome e a sede da população que lá vive. Ele usou a criatividade e criou uma camiseta inspirada no tema ‘vida na seca’. O projeto foi um sucesso. As 300 unidades se esgotaram em dez dias e foi preciso fazer mais.
O dinheiro arrecadado em um mês foi convertido em 16 mil litros de água potável e três toneladas de comida. Tudo foi enviado para Milhã e supriu as necessidades emergenciais dos sertanejos da pequena cidade. Matar a sede de seus conterrâneos despertou em Rafael sua própria sede de inovar.
Depois de uma ação tão bem sucedida, o publicitário sentiu que não podia mais voltar às suas funções de diretor de marketing em uma emissora local. “Eu me identifiquei muito com a ideia de criar um produto realmente bonito e encantador e atrelar a uma causa”, conta.
Convicto de que era aquilo que queria fazer, Rafael passou dois anos estudando nas horas vagas. Pesquisou tecnologias, inovação, reciclagem de tecidos e de papel. Até que escolheu investir em tecidos confeccionados com PET reciclado e algodão orgânico. A ideia era lançar uma linha de camisetas. Para complementar, escolheu para as estampas tintas cujas cores aparecem com a luz do sol. “Em 2014 pedi demissão do meu emprego e lancei a coleção Fotossíntese”, lembra o publicitário.
Era o início da VIDA BR, empresa que Rafael define como “especializada em vestuário sustentável de alto nível”. Para escolher os fornecedores, Rafael viajou para conhecer indústrias no Sul do País, região referência em produção do fio de pet. “Compramos o fio de lá, mas é tudo certificado”, explica. Já o algodão orgânico, vem do Mato Grosso e é também certificado. As escolhas, segundo ele, “levaram em conta principalmente a qualidade”.
Inicialmente as camisetas eram comercializadas apenas pela internet. O primeiro desafio foi explicar o conceito para os consumidores e desmistificar questões como o conforto que o tecido proporciona. “Quando você fala em um tecido feito de pet as pessoas pensam que alguém cortou uma garrafa e fez uma camiseta. Pensam que não é confortável, que é quente. Mas nós tecemos com o algodão orgânico, o que resulta em um conforto igual ao dá camiseta 100% algodão”, explica Rafael.
Ele elenca ainda como vantagens do tecido: ser duas vezes mais resistente e desamassar sozinho, sem necessidade de passar. “Isso poupa a energia do planeta”, comenta.
A VIDA BR segue criando linhas de camisetas atreladas a causas socioambientais. Atualmente empreende o seu processo de internacionalização e busca representantes em outros mercados o interessados devem acessar os contatos abaixo.
Contato:
email: negocios@vidabr.com.br
www.vidabr.com.br
Fonte: CBPCE em 10.04.19