Negócio que atravessa fronteiras

Do pequeno ao grande empreendedor, exportar o produto é estratégia para potencializar lucros, aumentar a visibilidade da marca e garantir um diferencial de mercado. 

O Ceará é o quarto maior estado nordestino em exportações. De janeiro a junho deste ano, as exportações cearenses atingiram o maior valor dos últimos cinco anos (U$ 1,025 bilhão), segundo estudo do Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN/CE).

Empreendedores jovens e antenados no movimento de mercado investem em exportação e falam dos desafios e como se qualificam para se aproximar de públicos distantes.

Novos voos direto para Paris, Amsterdã e Panamá permitem que as empresas cearenses cheguem mais fácil aos principais aeroportos mundiais. É um cenário promissor também pelos mares, potencializado com o recente acordo entre Governo do Estado e a administradora do porto de Roterdã, na Holanda.

Para investir no mercado de fora, é preciso experimentar, ter boa qualificação sobre comércio externo e procurar consultoria de especialistas, como o Sebrae, Fiec e Correios, por exemplo. Inspire-se em quem está vendendo do Ceará para o mundo.

Dicas para exportar

1 - Veja o que outras empresas estão fazendo, acompanhe outras marcas. É importante também buscar ajuda em associações do seu segmento.

2 -Faça cursos na área de comércio internacional. Você está tratando com um público diferente, consumidores mais exigentes e um país que não é o seu. É bom estar preparado.

3 - Procure atender ao mercado nacional também. Isso pode diminuir riscos caso haja alguma instabilidade econômica no país que você exporta.

4 - Leve seu produto para feiras, congressos e outros eventos internacionais do seu segmento. Isso traz visibilidade e parcerias.

5 - Experimente os países. Pode ser que seu produto não dê certo nos Estados Unidos, mas funcione na Austrália. É um mundo a descobrir.

Fonte: O Povo em 08.10.18

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