Cipp S.A negocia segunda rota marítima para a Ásia

Com a linha da Maersk Line e Hamburg Süd, prevista para abril, e a concretização da nova rota, a expectativa é mais do que dobrar o volume de movimentações

Depois da parceria Hamburg Süd e Maersk Line, mais uma empresa negocia rota para Ásia com ponto de parada no Porto do Pecém. Em março haverá nova rodada de negociações com os potenciais investidores. Com as duas linhas, a expectativa é mais do que dobrar o volume de cargas no porto.

Só com a primeira linha da Maersk prevista para começar a operar em abril, a estimativa inicial é de um incremento de mais de 31 mil contêineres em negócios por ano. Em 2017, foram 208 mil. “A gente imagina, por baixo, um crescimento de uns 25, 26% com esta linha começando em abril. A outra, a gente está fechando ainda, mais seria nesta linha também”, afirma Danilo Serpa, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp S.A).

Ele não antecipa nomes, mas diz que as negociações ocorrem há bastante tempo e estão em estágio avançado.

Com Maersk e Hamburg Süd, o foco é acertar os últimos detalhes da operação.

O Cipp será o único ponto de parada no Brasil da nova linha (AC5) que deve reduzir o tempo de viagem do Brasil para Ásia dos atuais 60 dias para 31. A rota passa por Singapura, China, Hong Kong, Coreia do Sul, além da Colômbia e do Caribe, com um navio por semana, inicialmente.

O que é um bom negócio para que outros estados, principalmente do Norte e Nordeste, passem a exportar via Ceará. A expectativa é que para Manaus (AM) sejam transportados pela linha AC5 em média 600 contêineres por semana.

“Rio Grande do Norte, São Luiz, Pernambuco e Salvador ao invés de irem para Santos, que é o maior porto brasileiro, e ficarem meses em uma fila, vêm para cá e usa a cabotagem (transporte entre portos de um mesmo País)”, diz.

Fonte: Jornal O Povo em 15.02.18

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